07 October 2006

Escalas do Universo...

A Astronomia e a Astrofísica trabalham com distâncias e comprimentos incrivelmente grandes, como por exemplo a distâncias aos mais longínquos quasares e galáxias e o tamanho das galáxias elípticas gigantes. No entanto, estas ciências também trabalham com tamanhos incrivelmente pequenos, quando se trata de medir comprimentos de onda e estudar os processos da física de partículas elementares que ocorrem nos interiores estelares. Deste modo existem várias unidades, com seus múltiplos e submúltiplos, que são usadas correntemente em Astronomia para representar distâncias e comprimentos extremos.
Entre os macrovalores temos o ano-luz e as suas subunidades que são o minuto-luz, o segundo-luz, o parsec (esta é uma unidade de distância frequentemente usada na Astronomia para medir distâncias a que estão estrelas e galáxias da Terra; o parsec é definido como a distância à qual um objecto celeste, como, por exemplo, uma estrela, está da Terra, tendo um ângulo de paralaxe de um segundo de arco; 1 parsec= 206 264 UA = 3.3 anos-luz) e a unidade astronómica (U.A.) que equivale à distância média entre a Terra e o Sol.
As medidas indicam que existem pouco mais de duas dezenas de estrelas dentro de uma distância de 3 parsecs, cerca de 10 anos-luz, na vizinhança solar. A nossa Galáxia é uma entre tantas outras galáxias espirais que existem no Universo. O censo das estrelas da nossa galáxia, a via-láctea, mostra que esta é um sistema estelar similar a tantas outras galáxias espirais. O Sol encontra-se afastado da região central cerca de 30 000 anos-luz.
Talvez seja este "efeito de escala" que nos atrai no Universo. Tomando como referencial o Homem, quer nas suas dimensões físicas quer no seu tempo de vida, vemos como somos pequenos nesta escala. Vivemos numa superfície de um planeta a que chamamos Terra e que representa menos de 1% do raio dessa mesma esfera planetária. A comparação do nosso pequeno planeta com os gigantes deste Universo reforça muito mais a nossa noção de fragilidade perante a "Escala do Universo"...






No comments:

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 License.